5 dicas para jardineiros iniciantes

22/07/2021 / 10:03:20 |     Publicado por: Ingá
5 dicas para jardineiros iniciantes

Cultivar plantas em casa ajuda a desenvolver os sentidos e influencia na melhora da saúde física e mental, alívio do estresse e ganho de flexibilidade. E mesmo que você não tenha tanta experiência, nunca é tarde demais para começar na jardinagem.

Separamos algumas dicas para você começar a colocar a ‘’mão na terra’’, aliás, é a melhor forma de aprender as técnicas!

1. Observe o clima e a região
Sempre observe o espaço disponível, o clima e a região do seu jardim, é mais fácil trabalhar e cuidar das plantas que são adaptadas ao local. Conheça as características e necessidades das espécies que pretende cultivar, trabalhe bem a mistura de plantio adequada a cada planta.

2. Analise o terreno
Comece analisando e anotando os melhores lugares do terreno. Por exemplo: quais são os pontos que recebem luz solar? Identifique qual é o tipo de solo do seu terreno, pois suas características determinam quais são as plantas que mais se adequa ao cultivo, sendo possível a mistura de solos.

3. Busque inspirações
Pesquisar sobre os tipos de plantas e estilos de jardins é uma excelente forma de iniciar seu projeto. Faça uma busca de imagens relacionadas à jardinagem, crie uma pasta, salve as referências e deixe sua imaginação fluir! Idealize seu jardim para que assim consiga concretizar sua ideia.

4. Planeje-se
Apenas imaginar a paisagem final não é o suficiente, é necessário que você tenha disponibilidade para cuidar do que foi plantado, pois a jardinagem exige tempo e dedicação. De início, escolha plantas com cuidados similares de luz solar e quantidade de água necessária.

5. Escolha as ferramentas certas
Não é preciso muito para começar a cuidar do seu jardim, as ferramentas próprias para jardinagem são luvas que sejam confortáveis e que protejam suas mãos, pás (pequenas para vasos e canteiros, e grandes para jardins), enxada para fazer covas e escarificar a terra, podões ou tesouras de poda limpas e afiadas.

Gostou do conteúdo?
Nos siga nas redes sociais para mais dicas!