Como prevenir acidentes com ferramentas?

22/07/2021 / 09:59:13 |     Publicado por: Ingá
Como prevenir acidentes com ferramentas?

Você sabe por que a prevenção de acidentes é tão importante?

Nós te contamos: 700 mil pessoas sofrem acidente de trabalho a cada ano que se passa no Brasil.

Esses acontecimentos podem resultar em lesões sérias, ferimentos e até mortes. Além de prejudicar os funcionários, as empresas são impactadas com taxas de indenizações e/ou afastamento dos colaboradores.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para prevenção de acidentes e segurança no trabalho!


1. Preze pela atenção no trabalho
Todo trabalho precisa ser feito com foco, principalmente em cargos que envolvam risco. No entanto, com cada vez mais recursos de distração, é importante determinar regras para a proteção do trabalhador e a prioridade com suas obrigações.

O ideal é que esse funcionário conheça todos os fatores que podem envolver riscos à sua integridade, para que ao exercer o seu trabalho, ele possa estabelecer práticas mais adequadas e manter-se atento ao ambiente.

2. Evite a imprudência
Alguns acidentes podem acontecer por falta de atenção e cuidado do trabalhador. Se alguma situação próxima a você demonstra perigo, não se aproxime. Esse pensamento deve ser difundido por toda empresa para que, assim, se torne uma ideia ampla.

Não acesse locais as quais você não tem autorização prévia para estar ali, evite ficar próximo de áreas e equipamentos para os quais você não tenha um treinamento qualificado.

3. Mantenha o local de trabalho limpo e organizado
Muitos acidentes ocorrem por desorganização da área de trabalho, quando esses descuidos se juntam à intensidade da rotina de trabalho, o resultado pode ser perigoso para todos.

O comprometimento por um local organizado é um dever de todos os trabalhadores que o ocupam. O trabalho em equipe tem como resultado um ambiente livre de riscos e cabe aos líderes reforçarem a importância do local limpo e organizado. Ao padronizar esses processos, todos podem seguir as regras.

4. Exija o uso de EPI
Se você não conhece essa sigla, EPI significa Equipamentos de Proteção Individual, e toda empresa é obrigada a fornecer, sem custo algum para o trabalhador, todos e quaisquer EPI’s que se façam necessários na atuação. Uma vez que os equipamentos de proteção estejam em posse do colaborador, ele é obrigado a utilizá-los, assim como zelar pela integridade deles.


5. Opere máquinas com responsabilidade
As máquinas são necessárias para diversos trabalhos em fábricas e empresas de grande porte. Portanto, a operação requer parâmetros básicos de uso que vão desde a atenção ao executar trabalhos até o uso dos EPIs, aliás, muitas delas são cortantes e pesadas, representando sérios riscos se não manuseada corretamente.


É fundamental que o operador seja qualificado para trabalhar com a máquina. Ele precisa estar atento quando estiver operando, especialmente quando há outros trabalhadores por perto. Quando o funcionário tem todos os recursos necessários, seu comprometimento e responsabilidade é reforçado. Portanto, se ele executa o serviço da forma correta, terá sucesso e manterá os padrões de segurança da empresa.

O trabalho de prevenção de acidentes é extenso, porém, fundamental para a empresa e seus colaboradores.
Boas práticas ajudam a tornar o local de trabalho mais seguro para todos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seu colega de trabalho e com seu gerente!
Nos siga nas redes sociais para mais dicas!